quarta-feira, 6 de junho de 2012

RESENHA - FÁBULAS AO ANOITECER


Olá, como estão?

A resenha dessa semana é de um dos mais novos livros da Georgette Silen – sua fofa! - Fábulas ao Anoitecer.
Como havia mostrado AQUI, o comprei diretamente com a Georgette na Odisséia e acabei passando ele na frente de outros livros. Não tinha como não fazê-lo! Hahaha

Bem, vou deixar meus comentários para o “tempo certo”.



RESENHA
Fábulas ao Anoitecer é uma compilação de contos, todos tendo alguém elemento fantástico. São ao todo onze contos, não ligados uns aos outros, são independentes e FANTÁSTICOS.
O primeiro conto, Até Que os Anjos nos Separem, tem sua trama envolta por personagens que recebem muitos nomes, mas que exercem um papel muito distinto. É uma história centrada na luta do bem contra o mal, iniciada por uma mera brincadeira com a tábua Ouijá.
Em Olhos da Noite e do Dia, a trama é entrelaçada por seres tão encantados quanto os do primeiro conto. Um garoto que rouba para sobreviver se vê preso em um labirinto em busca de um antigo tesouro, apenas por tentar roubar a “pessoa” errada. Nos corredores escuros do labirinto encontra o que achava ser o seu fim, montes de corpos de cavaleiros estirados pelo chão, todos condenados pela mesma missão, mas que falharam miseravelmente. E cabe a ele e sua amiga fadinha por um fim naquilo, testando sua coragem e honra.
O Anel e a Pérola Solitária é o terceiro conto, trazendo a história de uma garota que era taxada como estranha e esquisita, mas que vê sua vida tomar um rumo diferente quando quinze anos, quando descobre que não era, exatamente, quem achou que fosse.
O quarto conto, Jack, trás a história do personagem homônimo, e tão conhecido por nós – porque TODOS já ouviram falar de Jack, O Lantern! –, nos mostra como se tornou “O Lantern”, que motivos o levaram a seguir este caminho.
A Princesa de Mangaleão vem com suas mágicas terras, nos contar a história de uma rainha e um rei que desejavam ter uma criança, mas que não tinham sido abençoados ainda com tal dadiva. Certa noite, que mudaria a vida de todos em Mangaleão para sempre, a rainha seguiu para a floresta, para longe de todos, tomada por uma enorme angustia, mas que dela veio o melhor de seus presente.
Como sexto conto temos A Senhora do Lago, uma releitura dos contos arturianos, nos mostrando personagens já muito conhecidos em uma trama totalmente diferente e... mais moderna por assim dizer. O que aconteceria se o mundo precisasse novamente da Excalibur?
Uma Quase Tragédia Grega, vindo diretamente das Ilhas Gregas, o conto revive personagens/monstros de sua mitologia em uma nova perspectiva quando Medusa e suas irmãs ameaçam os estudante de um pacifico colégio.
O Holandês Voador, acho que tal conto despensa uma prévia história... mas não uma leitura completa!
Como nono conto, A Menina dos Fósforos é uma trama belamente assustadora, iluminada por suas luzes bruxuleantes em tons azulados e de caráter fantasmagóricos.
Alquimia Perfeita, um conto que dá o que pensar! Nos trás personagens também muito conhecidos como Nicholas Flamel, em uma trama que viaja entre o futuro e o passado, onde Nicholas conhecera sua esposa, Perenelle, que está ali atrás do artefato que lhe ajudará a salvar sua era.
E por último, mas nem por isso menos importante e que fecha o livro com “chave de ouro”, o conto A Folha em Branco. Neste conto entendemos o “porque” de todos os autores temerem uma “folha em branco”.

MINHA OPINIÃO
Fábulas ao Anoitecer é simplesmente FANTÁSTICO, em todos os sentidos que a palavra puder abrigar. A Georgette fez um lindíssimo trabalho ao nos apresentar a contos onde há elementos que já conhecemos, mas em uma trama diferenciada, ou até mesmo “abrindo” nossos olhos (como no caso do conto Alquimia Perfeita).
Não sei se foi intencional ou não, mas em cada conto podemos sentir uma “pegada” de outras histórias, como no primeiro conto “Até Que os Anjos nos Separem”, que começa como apenas mais uma história de adolescente que mexeram com a tábua Ouijá, mas que depois ganha um toque “à lá Dan Brown” e que evolui para algo mais “apocalíptico”. Ou como em “Uma Quase Tragédia Grega”, com sua essência meio Percy Jackson.
O livro é acima de tudo, muito inteligente! Não são contos soltos, com personagens soltos, são contos com uma base bem sólida, que permite tal... moldagem e que foi muito bem feita. É cultura! Hahaha

Eu estava muito ansiosa para ler e quando comecei me senti... “em casa”, é essa a sensação que se tem ao ler Fábulas ao Anoitecer, tão familiar, mas tão inusitado e diferente ao mesmo tempo. Você imagina o que está para acontecer ou que sabe o que vai acontecer, mas a Georgette dá um novo rumo.
E uma coisa que não pude deixar passar ou ignorar foi a “ponte” entre um conto e outro. São histórias totalmente independentes, que se passam em universos tão distintos e cada um envolve histórias e personagens que não estão ligados ao conto anterior ou ao que está por vir. Maaasss, eu percebi que haviam... certas palavras, que ao ler você meio que faz essa “ponte” com o outro conto. Porém não são coisas tão “relevantes”, é que elas “saltavam” quando as lia e eu pensava “Own, tinha isso no outro conto...”.

O livro é um prato cheio para quem curte mitologia, lendas, seres encantados vindos de todas as partes do mundo.
Eu não sou muito fã de Ficção Científica, mas o que a Georgette fez foi algo incrível! Em alguns contos há ambos os elementos, a Ficção Científica e a Fantasia, trabalhados de forma tão harmoniosa que dá aquele gostinho de quero mais e você fica triste porque o conto acabou.

Não tenho como dizer qual dos contos é o meu preferido, não tem como escolher apenas um. O que dá para fazer, no máximo, é “ordená-los” por preferência, mas mesmo assim fica difícil. No entanto, com toda certeza, Jack e Alquimia Perfeita estão no topo... dividindo lugar com os outros... hahaha.
Eu simplesmente AMEI o livro, essa é a verdade... ainda mais porque o meu está autografado!


Espero que tenham gostado, em breve trarei mais resenhas.


Até mais!!!
Bjus =***



Um comentário:

Georgette Silen disse...

Olá, tudo bem?
Nossa, que grata surpresa encontrar sua resenha pela blogosfera ^^
Obrigada pela mesma e estou divulgando nas redes socias.
abração
georgette silen

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...