terça-feira, 10 de abril de 2012

FILME: JOGOS VORAZES

Olá mais uma vez...

Hoje falarei sobre a adaptação do primeiro livro da trilogia de Suzanne Collins, Jogos Vorazes.
Vi o filme na semana passada, apesar de ainda não ter tido a oportunidade de ler os livros – mas que estão na minha “pequena” lista de próximas aquisições -, bem vou dar meu parecer logo abaixo...

Vamos lá?!



CRÍTICA DO FILME

Vamos começar pelos comentários básicos: se eu gostei ou não. Bem, minha resposta é: Sim, eu gostei. Disso não há dúvidas, não achei tão violento ao ponto de ser algo censurado ou proibido, como fizeram em algum país da Europa.
Desde o começo, quando fiquei sabendo da trama de Jogos Vorazes, o achei MUITO parecido com Batlle Royal (mencionei isso AQUI), a essência de sobrevivência que está envolvida e o fato de apenas UM ganhador ser “elegido”, mas que no final acabam sendo DOIS, me faz lembrar do ponto principal de BR. No entanto, há algumas outras coisas mais que podem ser... de certa, forma comparadas entre ambos. Mas também há diferenças muito latentes, que torna com que sejam “peças” opostas.
E voltando ao assunto violência, BR ganha em disparada – não que isso seja uma coisa boa... -.
Achei o visual apresentado muito legal, uma mistura futurista com um toque de algo parado no tempo (no caso dos Distritos).

Personagem favorito? Com toda certeza é o Gale Hawthrone! Não senti tanta empatia pelo Peeta, mas isso pode ser pelo meu gosto por personagens... como posso dizer... não que eles não sejam importante para a história, mas geralmente gosto mais daquele personagem um pouco mais... afastado, por assim dizer.
Achei a Katniss um pouco chata, um pouco superficial, principalmente quando decidem que dois tributos podem ser os ganhadores, mas que sejam do mesmo Distrito. Achei que quando ela voltou para o Peeta, agiam de forma superficial.

Mas – sempre há um porém, nee?! Hahaha –, mesmo não tendo lido o livro, achei que faltava muita coisa entre os eventos do filme. Dado momento, era algo detalhado, em outro aconteciam as coisas de forma rápida, como se quisessem “pular” tal parte.
É a única coisa que eu realmente não gostei, dá pra sentir que falta... preencher algumas lacunas. Infelizmente, isso me fez lembrar do filme de Eragon, que eu não gostei por ser rápido de mais, deixando várias pontas soltas.
Talvez possa ser por causa da ação presente, mas mesmo assim...

Outro fato que me fez gostar do filme, é a presença do ninguém mais, ninguém menos... Wes Bentley, que não é segredo para ninguém que acompanha o NR, que eu gosto muito dele.

Apesar de eu ter quase malhado com o filme, hahaha... eu recomendo, porque é bom, até mesmo olharia de novo.
Não levo muito em consideração o fato de ser uma adaptação, no ponto de comparar com o livro – se está fiel ou não, se tal ator soube ou não dar vida ao personagem... – não, eu os assisto de forma separada, até porque se fosse assim, as críticas seriam apenas “é parecido com o livro sim, gostei muito!” ou “não gostei porque não tem nada haver com o livro!”, acho que é muito radical isso.
Temos que lembrar que estamos vendo a história em formatos diferentes, há certas coisas que se adequam muito mais ao livro do que ao filme e vise-versa.
Vendo por este ângulo, a história se torna muito mais prazerosa!

Fica a minha dica de filme, que como eu disse, é BOM! Vale a pena assistir, não será um tempo “perdido”.
Agora estou com mais vontade de ler os livros, quero mais Gale!










Até mais!!!
Bjus =***


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...