sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O UNIVERSO DAS FANFICTIONS

Olá!
Como vão todos?

No Post de hoje vou apresentar, para aqueles que não conhecem ainda (Acho difícil ter alguém que ainda não conhece, mas se tiver...), O Mundo das Fanfictions.

Lembram que no Post Anterior eu falei que haviam me surgido Idéias para mais Posts?
Pois é, esse é um deles!

Como eu também disse no Post Anterior, as Fanfictions são uma boa maneira de começarmos a Escrever e assim aprimorarmos nossa Escrita.

Eu mesma já Escrevi várias FANFICS e sou VICIADA em Ler FANFICS, devo já ter lidos mais de 1.000...
É realmente um VÍCIO! hahaha

Mas o que são realmente as FANFICTIONS?

Para começarmos, vamos analizar o termo FANFICTION, que é usado da forma mais Literária quanto qualquer outro Termo.
FAN = FÃ
FICTION = FICÇÃO
Você pode chamar de: FANFICTION, FANFIC, ou então, FIC.

Então, logicamente se juntados os dois seria FICÇÃO FEITA POR FÃS.

Isso nos leva ao que é essa FICÇÃO FEITA POR FÃS, que são as Obras que os Fãs fazem tendo como base Mangás, Animes, Livros, Filmes, Seriados, Bandas, Atores e por aí vai...
Nessas Obras o Autor, que é o Fã, Escreve sobre um Personagem Favorito, algum acontecimento específico mas do seu ponto de vista, com as diferenças que ele gostaria que acontecesse, ou então, ele a re-escreve completamente, mudando alguns Personagens, íncluindo outros (Originais, vou falar sobre isso mais adiante), tirando outros "de circulação" e mudando a ordem de acontecimentos e fatos. Isso vária muito! E vai da Imaginção do Fã!

Da sua Origem, se engana quem pensa que é algo "Moderno", da Era da Informática. Há que diga que as primeiras FANFICTIONS são baseadas nas Lendas do Rei Arthur... Feitas, Claro, de forma Oral.

Mas a primeira a ser publicada foi escrita pelo Inglês Jonh Lydgate, o seu Poema Épico chamado The Siege of Thebes, em 1421. Onde ele retrata a Continuação da Obra de Geoffrey Chaucer, Os Contos da Cantuária.

Alguns Anos mais à frente, mais precisamente na Década de 70, os Fãs de Ficção Científica começaram a desenvolver Projetos Pararelos de Star Trek. Que ganharam Aspectos Profissionais quando, na Austrália, foi criada a Star Trek Club, onde as FANFICTIONS eram Transformadas em FANZINES (Trata-se de uma Revista Editada por Fãs) e Comercializadas.

Hoje em dia há Sites Especializados em FICS (Abreviação de FANFICTION), onde elas podem ser Publicadas. Claro que sem nenhum Fim Lucrativo.

Isso me leva a outro aspecto das FICS.

As FICS são Obras feitas de FÃ para FÃ, ou seja, sem a intenção de Lucrarem com elas.
Por tanto, não há nenhum mal nas suas Criações e Publicações na Net.
Há FICS, onde o FICWRITTER (Quem Escreve FANFICTIONS) deixa um recado, antes da FIC começar ou quando acaba, geralmente dizendo o seguinte:

"Death Note e seus Personagem pertencem à Tsugumi Ohba e Takeshi Obata"

Isso deixa bem Claro a Intenção FEITO DE FÃ PARA FÃ!

FALANDO SOBRE OS TERMOS

As FICS são Classificadas com o uso de Vários Termos, que vão muito mais além do comumente usado: Romance, Terror, Fantasia etc...
Elas são Classificadas pelo Conteúdo também e até mesmo se contém apenas Um Capítulo...

Mas não se desespere, não é um Bicho de Sete Cabeças!

Vou colocar aqui os Termos mais usados. Assim você sabe o que procurar quando quiser ler alguma, ou quando for Escrever. Pode evitar ter uma Leitura Desgostosa, também.

TERMOS:

Começando do Básico

FICWRITTER: Escritor da FIC.

POV: Point of Vision (Ponto de Vista) é quando temos a FIC pelos olhos de Determinado Personagem. Ex.: Crepúsculo é Bella quem narra, mas em Midnight Sun temos a mesma História, porém pelo Ponto de Vista do Edward.

DRABBLE: É uma FIC composta por um Número de Palavras que varia entre 100 e 500 (Ás vezes se acha com uma contagem um pouco maior).

ONESHOT: "Um Tiro", é a FIC que contém apenas UM CAPÍTULO. Independente de quantas Palavras.
SONGFIC: A FIC segue acompanhada pela Letra de alguma Música (escolhida pela Autora).

U.A. - UNIVERSO ALTERNATIVO: É quando a FIC se passa em um Universo diferente do seu Original. Usando apenas os Personagens da Obra.

O.C. - ORIGINAL CHARACTER: É quando a Fic possuí algum Personagem criado pelo FICWRITTER.

O.O.C. - OUT OF CHARACTER: É quando o Personagem age de forma diferente da sua Postura normal. Ex.: Snape ser todo sorriso e gentil.

CROSS OVER: É quando o FICWRITTER mistura dois (ou mais) Universos. Ex.: Crepúsculo/Harry Potter.

OS GÊNEROS:

FLUFFLY: Quando a FIC é Açucarada. Onde os Personagens são Carinhosos (Não os Ursinhos... hahaha)

DARKFIC: Quando a FIC tem abundantes cenas Depressivas, Situações de estrema Angústia e uma Atmosfera Sombria.

LEMOM: Onde a FIC contém cenas de Sexo... DETALHADAS.

YAOI: FIC com Relacionamento entre dois Homens. Esse Termo vem dos Mangás. E não é necessariamente apenas para Homens. Geralmente são Escritas/Lidas por mais Garotas que Garotos.

YURI: FIC com Relacionamento entre duas Mulheres. Vem dos Mangás também.

Dentro dessas duas, tem o que pode ser considerado como Sub-Categoria, que é o SHOUNEN-AI (Amor entre Garotos) e o SHOUJO-AI (Amor entre Garotas). Geralmente com Conteúdo mais "Leve".

Esse são alguns dos TERMOS usados, já dá pra ter uma boa noção das coisas.


P.S.: Não aconselho que usem a WIKIPEDIA para fazerem uma pesquisa mais Profunda. Lá encontrei MUITOS termos que não são Usados, que se referem à Consequências do Decorrer da FIC.

Bem, esse foi o Post sobre as FICS.
Apenas uma palhinha desse UNIVERSO MARAVILHOSO e que vale apenas Experimentar, por que das FICS pode sair uma Obra TOTALMENTE ORIGINAL.

Até o Próximo Post!

Bjus =***

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...