sábado, 24 de março de 2012

PERFIL DO AUTOR #16

Olá, como estão?

No post de hoje teremos outro ilustre autor, capaz de encantar gerações. Parte da inspiração para escrever sua mais famosa história ecoam às belas escritas de Tolkien.
Estou falando de ninguém mais ninguém menos que, C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia.



C.S. LEWIS

Clive Staples Lewis, ou apenas C.S. Lewis como ficou mundialmente conhecido posteriomente, nasceu no dia 29 de novembro de 1898. Para amigos e família, era chamado apenas como “Jack”. Foi romancista, porta, acadêmico, medievalista, crítico literário, ensaísta, teólogo leigo e apologista critão de Belfast, na Irlanda.
Seus mais conhecidos trabalhos são: As Crônicas de Nárnia, As Cartas do Inferno, A Trilogia Espacial e sua não-ficção Cristianismo Puro e Simples, Milagres e O Problema do Sofrimento.

“Jack” e Tolkien eram amigos íntimos. Ambos autores atuaram no corpo docente da University of Oxford e estavam também, ativos no grupo informal literário de Oxford, conhecido como “Inklings”.
Segundo sua autobiografia, “Suprised By Joy”, Lewis fora batizado na Igreja da Irlanda no nascimento, mas acabou por se afastar de sua fé durante sua adolescência. Por influência de Tolkien e outros amigos, ele voltou para a Comunhão Anglicana quando tinha 32 anos. Sua fé teve um profundo efeito sobre seu trabalho e trouxe ampla aclamação em sua transmissão de rádio em tempo de guerra.
Em 1956, Lweis casou-se com a escritora americana Joy Davidman, 17 anos mais jovem que ele. Joy morreu de câncer aos 45 anos de idade.

Lewis nasceu em Belfast, na Irlanda. Seu pai, Albert James Lewis, era advogado, cujo pai, Richard, havia ido para a Irlanda do País de Fales em meados do Século 19. Sua mãe era Florence Augusta Lewis, neé Hamilton, conhecida como Flora, era filha de um sacerdote da Ifreja da Irlanda (Anglicana). Ele tinha um irmão mais velho, Warren Lewis Hamilton.
Aos quatro anos de idade, Lewis anunciou, logo após a morte do seu cão chamado Jacksie, que seu nome era agora Jacksie. Aos sete anos, ele e a família se mudaram para “Lea Little”, em Strandtwon, East Belfast.

Como garoto, Lewis tinha um fascínio por animais antropomórficos, se apaixonou por Baetrix Potter e suas histórias e muitas vezes escreveu e ilustrou suas histórias com animais próprios. Ele e seu irmão juntos, criaram o mundo de Boxen, habitado e dirigido por animais.
Lewis gostava de ler e encheu-se de livros, ele sentia que encontrar um livro em sua casa era algo tão fácil como andar em um campo e “encontrar uma nova lâmina de grama”.
Ele fora educado com professores particulares, até ser enviado para a Wynyard School em Watford, em 1908. Logo após sua mãe falecer de câncer. Seu irmão havia se matriculado três anos antes. E pouco tempo depois a escola foi fechada, devida a falta de alunos.
Então Lewis foi para a Campbell College, no leste de Belfast, cerca de um quilometro de sua casa. No entanto, ele saiu alguns meses depois, devido à problemas respiratórios.
Lewis fora enviado para Malvern, então, onde frequentou a escola preparatória Cherbourg House, que ele chamou de “Chartes” em sua autobiografia.
E foi nessa época que ele abandonou a fé cristã e tornou-se ateu, tornando-se interessado em mitologia e ocultismo.
Seus escritos na adolescência mudou-se para longe de Boxen, e Lewis começou a usar diferentes forças de artes (poesia épica e ópera) para tentar capturar o seu interesse recém-descoberto na mitologia nórdica e do mundo real. Estudar com Kirkpatrick, ou “The Great Knock” como ele o chamava, incluiu em Lewis o amor pela literatura e mitologia grega, além de afinar suas habilidades em debates e raciocínio lógico. Ele também aprendeu a amar a natureza, sua beleza o fazia lembrar as histórias do Norte, e as histórias do Norte o fazia lembrar das belezas da natureza.
Em 1916, Lewis foi premiado com uma bolsa de estudos para a University College, Oxford.

Sua chegada à Inglaterra o rendeu um certo choque cultura: “Nenhum inglês será capaz de compreender as minhas primeiras impressões da Inglaterra!”, foi o que escreveu em “Surprised By Joy”.
Apesar da infância de Lewis ser imersa em mitologia nódica e grega, logo depois na literatura e mitologia Irlandesa, além de manifestar interesse pela língua, não há evidência de que trabalhou para aprender. Ele desenvolveu um gosto em especial por W.B. Yeats. Que chegou a encontrar duas vezes, quando este mudou-se para Oxford.

Mais tarde, em sua vida, Lewis conheceu a escritora americana Joy Davidman Gresham. Ela era de origem judaica, ex-comunista e uma convertida do ateísmo ao cristianismo. Joy estava separa do marido alcoólatra e abusivo, o romancista William L. Grasham, e foi para a Inglaterra com seus dois filhos David e Douglas.
Lewis a considerou em primeiro lugar, uma companheira agradável e intelectual, uma amiga pessoal também, o que os levaram à um casamento civil. Warren, irmão de Lewis, escreveu: “ Para Jack, a atração por Joy em primeiro foi intelectual, sem dúvida. Era a única mulher que ele conheceu... que tinha um cérebro, que combinava com sua própria flexibilidade, na largura de interesse e na compreensão analítica e, sobretudo, no humor e um sendo de diversão”.
No entanto, depois de reclamar de dores no quadril, Joy foi diagnosticada com câncer ósseo em estado terminal. E a relação de ambos havia se desenvolvida ao nível que buscaram um casamento cristão.

No início de junho de 1961, Lewis começou a ter problemas médicos e foi diagnosticado com inflamação dos rins, que resultou no envenenamento do sangue. Em 1962 ele começou a se recuperar gradualmente. No entanto, no dia 15 de Julho de 1963, ele adoeceu e foi internado.
No dia seguinte, às 5:00 pm, Lewis sofreu um ataque cardíaco e entrou em coma, acordando inesperadamente no dia seguinte, às 2:00 pm.
Em meados de novembro, ele foi diagnosticado com insuficiência renal em estágio final. E em 22 de novembro de 1963, exatamente uma semana antes de seu aniversário de 65 anos, Lewis entrou em colapso às 5:30 pm, falecendo minutos depois.
Ele está enterrado no cemitério da Igreja da Santíssima Trindade, Headington, Oxford.

A notícia da sua morte foi quase que por completo ofuscada pela notícia do assassinato do presidente John F. Kennedy, que ocorreu no mesmo dia, assim como a morte de Aldous Huxley, autor de Brave New World.
O que inspirou Peter Kreeft para escrever o livro “Between Heaven an Hell: A Dialog Somewhere Death with John F. Kennedy, C.S. Lewis & Aldous Hexley”.


OBRAS
NÃO FICCIONAIS
The Aleegory of Love: A Study in Medieval Tradition (1936)
Rehabilitations and Other Essays (1939)
The Personal Hersey: A Controversy – com E.M.W. Tillyard (1939)
The Problem of Pain (1940) – O Problema do Sofrimento
A Preface to Paradise Lost (1942)
The Abolition of Man (1943) A Abolição do Homem
Beyond Personality (1944)
Miracles: A Preliminary Study (1947) - Milagres
Arthurian Torso (1948)
Mere Christianity (1952) – Cristianismo Puro e Simples
English Literature in the Sixteenth Century Excluding Drama (1954)
Surprised by Joy: The Shape of My Early Life (1955) – Surpreendido Pela Alegria
Reflections on the Psalms (1958)
The Four Loves (1960) – Os Quatro Amores
Studies in Words (1960)
An Experiment in Criticism (1961)
A Grief Observerd (1961, sob o pseudônimo de N.W. Clerk) – A Anatomia de Uma Dor
The Discarded Image: An Introdution to Medieval and Renaissance Literature (1964)
Studies in Medievel and Rnaissance Literature (1966)
Spenser's Images of Life (1967)
Letter to an American Lady (1967) – Cartas a Uma Senhora Americana
Selected Literary Essays (1969)
God in the Dock: Essays on Theology and Ethics (1970), ou Undeceptions (1971)
Letters to Malcolm: Chiefly on Prayer (1972)
Of Other Worlds (1982)
All My Road Before Me: The Diary of C.S. Lewis 1922-27 (1993)
Essay Collection: Literature, Philosophy and Shot Stories (2000)
Essays Collection: Faith, Christianity and the Chruch (2000)
Collected Letters, Vol. I: Family Letters 1905-1931 (2000)
Collected Letters Vol. II: Books, Broadcasts and War 1931-1949 (2004)

FICCIONAIS
The Pilgrim's Regress (1933) – O Regresso do Peregrino


THE CHRONICLES OF NARNIA – AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
  • The Magician's Nephew – O Sobrinho do Mago (também chamado de Os Anéis Mágicos)
  • The Lion, The Witch and the Wardrobe (1950) – O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
  • Prince Caspian (1951) – O Príncipe Caspian
  • The Voyage of the Dawn Treader (1952) – A Viagem do Peregrino da Alvorada (também chamado de O Navio da Alvorada)
  • The Silver Chair (1953) – A Cadeira de Prata
  • The Horse and His Boy (1954) – O Cavalo e seu Menino (também chamado de O Cavalo e o Menino)
  • The Last Batlle (1956) – A Última Batalha

SPACE TROLOGY – TRILOGIA ESPACIAL
  • Out of the Silent Planet (1938) – Londe do Planeta Silencioso ou Além do Planeta Silencioso
  • Perelandra (1943) – Perelandra
  • The Hideous Strength (1945) – Aquela Força Medonha

The Screwtape Letters (1942) – Castas do Inferno ou As Castas do Coisa-Ruim, recentemente reeditado pela Martins Fonte como Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz.
The Great Divorce (1945) – O Grande Abismo
Till We Have Face (1956)
Letters to Malcolm: Chiefly on Prayer (1963)
The Dark Tower and the Other Stories (1977)
Boxen: The Imaginary Wolrd on the Toung C.S. Lewis (1985)

POESIAS
Spirits in Bondage (1919, sob o pseudônimo de Clive Hamilton)
Dymer (1926, sob o pseudônimo de Clive Hamilton)
Narrative Poems (1969)
The Collected Poems of C.S. Lewis (1994)



Este foi mais um “Perfil do Autor”, iluminado com a ilustre presença do “Jack”, um dos meu autores favoritos e que acabou virando personagem depois – mas isso é uma ouuutra história, literalmente –.
Espero que tenham gostado, e se tiverem sugestões deixem nos comentário ou mandem e-mails, okay?!

Até mais!!!
Bjus =***


Um comentário:

Layra Cristina disse...

Ele é tão demais. Sua escrita é tão emocioante. Sou fã de coração. Suas histórias me encantam.
Amo Narnia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...