sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

VOLTEI + RESENHA

Olá!
Como vão todos?

Estou de volta, pra Postar aqui pra vocês!!! Até que não demorou muito, nee?! hahaha
Bem, como eu havia dito no Post AVISO, eu vou fazer a Resenha de A MENINA QUE NÃO SABIA LER.
E contar uma Novidade que pousa por aqui Ano que Vem.

RESENHA - A MENINA QUE NÃO SABIA LER - JOHN HARDING

ATENÇÃO: Pode conter Spoilers!!!

A Menina Que Não Sabia Ler, é narrado por Florence uma garota de 12 anos, que mora na Mansão Blithe House, com seu irmão mais novo Giles, a Governata Sra. Grouse e mais três empregados. Nas primeira linhas ela nos introduz ao Fascinante Mundo dos Livros, ao qual seu tio, dono de Blithe House (seu Tio teve a guarda dos dois, quando ficaram orfãos) deu ordens estritas para que não tivesse conhecimento. Sendo assim, apenas Giles poderia ter aulas, aprender a ler, escrever, enquanto Florence deveria aprender Bordado.
Então ela aprendeu a ler sozinha e começou a passar a maior parte do seu tempo entre os Livros da empoeirada Biblioteca de Blithe House, claro, sem que a Sra. Grouse ou qualquer outro que ali morasse soubesse.
Dos Clássicos aos Ditatícos, passando por Walter Scott, Jane Austen, a Poesia de Longfellow, Edgar Allan Poe e seu favorito Shakespeare.
Para Florence era o Mundo Perfeito, ela tinha os Livros e seu irmão com ela, é quando entra em cena Theodore Van Hoosier, um garoto que sofre de Asma e que mora na Proprieda vizinha e que a Beija no dia em que se conheceram.
Logo Giles é levado para um Internato, pra ter aulas apropriadas, então Florence se vê sozinha com seus Livros, mas tem a promeça de Theodore Van Hoosier ir até Blithe Hoosier todas as tardes. E como ela passava maior parte do tempo na Biblioteca, sem que ninguém notasse sua ausência, seria arriscado de mais Theodore aparecer e ela não estar presente, como aconteceu uma vez.
É quando Florence dicide achar outro lugar para suas leitura, um lugar onde possa ler e ao mesmo tempo vigiar a chegada de Theodore e o lugar perfeito é uma Torre interditada da Mansão, de onde ela teria visão total da entrada da Propriedade.
Mas para ela não deixar Theodeore passar sem que ela veja, ela começa a contar os minutos, da entrada da Propriedade até a Varanda da Mansão e como ali na Torre não tinha nehum Relógio ela tera que contar de cabeça mesmo, mas para não contar o tempo errados dos Segundos, ela começa a contar Shakespeares, um Shakespeare, dois Shakespeare, três Shalespeare e assim por diante.
Assim o tempo vai passando, entre cartas que Giles mandou para ela que a deuxou preocupada, as tarder com Theodore, até a chegada de Giles. Que foi mandado para casa e para continuar os estudos deveria ter uma tutora.
Algum tempo se passaram com a Vida deles como era entes de Giles ir para o Internato, é quando chega a Srta. Whitaker, a preceptora de Giles. Mas infelizmente uma tragédia acontece com a Srta. Whitaker, que se afoga no Lago de Blithe House.
Então mais quatro meses se passam até que chega a nova preceptora Taylor e é quando vemos a mente de Florence agir sobre todos aqueles Livros que ela vinha lendo, misturando Fantasmas com Planos Conspiratórios.
No meio disso tudo muitas Reviravoltas acontecem, Giles fica aborrecido com Florence e acha que suas Teorias não tem nada haver, até que ele mesmo acha uma Teoria para a Srta. Taylor. Uma Persiguição na Floresta, Cartas do Delegado, a Briga da Sra. Grouse com a Srta. Taylor, Clorofórmio, Ataques de Asma e Um poço descoberto.
E um final que eu já Imaginava.


MINHA OPINIÃO

Bem, como vocês puderam ler no Post NA MINHA CAIXA DE CORREIO #1
, onde mostrei o Livro, eu falei que estava muito anciosa para lê-lo, nee?!
E foi relamente muito divertido ler, até certa parte. O que mais gostei foi a descrição de Blithe House, que é o cenário perfeito para um filme de Terror. Realmente é possível sentir aquele ar Nostálgico e Dark nas palavras de John, não era pra menos com a Inspiração de John em Edgar Allan Poe.
E é quase palpável a Imaginção de Florence, que é muito aguçada para uma menina de 12 Anos, claro, influência total dos Livros que ela Lia.
Apesar de alguma partes parecerem um pouco forçadas.

Como eu disse, o Livro me agradou até certo ponto, ponto esse que era quese no final mesmo, onde eu percebi que rumo o Livro tomaria e já sabia o que ia acontecer.
Mas acho que essa coisa obvía demais é o que prende, por que a Florence é uma personagem muito bem construida e levando em conta esse Clima Dark, fica na cara o que Florence pretende fazer e o que ela já fez.
Porém por outro lado, gostaria que tivesse sido diferente. hahaha

Minha nota é: 7,0

Logo acima, vou mostrar a Novidade que mencionei.

Bjus =***

2 comentários:

gaaby disse...

own amei *---*
saudadex bia ^^

Bianca aka Luna del'Aislin disse...

Gaaby, Saudades de você, também!

Que bom que gostou!!! *o*

Bjus =***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...