sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Livros x Adaptações

Olá, Bom Dia!
Como vão todos?

Hoje estou muito FELIZ!
Recebi um e-mail ontem confirmando o envio do meu Livro, que ganhei numa Promoção no Blog da Vick - Paixão Por Livros
Então estou de muito bom humor!
Assim que o Livro chegar eu Posto fotinhos e tudo mais, Okay?!

Mas agora, vamos falar de um assunto que na opinião do público é muito relativo...

LIVROS vs ADAPITAÇÕES

Quantas vezes não nos pegamos tendo um ataque de: 'Oh My God, eu não acredito que vai virar filme! Waaaaaa..." quando lemos uma notícia que diz que aquele Livro que lemos vai virar Filme ou uma Série de TV?!
Pois é... É assim, toda aquela empolgação e anciosidade correndo nas veias, então começamos a procurar mais e mais notícias em relação ao acontecimento, queremos saber quem vai ser escalado no Cast e tudo que tivermos direito de saber... hahaha
Então chega o "Dia T"!
"T", por causa de Trailer! hahaha
É quando matamos, pelo menos, 1/4 da nossa Curiosidade. E lá estamos nós, vidrados na Tela do Computador, assistindo ao Trailer. E quando aqueles breves segundos acabam, dizemos: "-Oh My God, eu não vejo a hora de ir no Cinema olhar!-" em um estado de Euforia Total. Ou temos a segunda opição, não tão impolgante assim... que é quando dizemos: "-Isso não tem nada haver com o Livro!-" em um estado de Decepção Total...

Eu tenho certeza que isso já aconteceu com você, pelo menos uma vez até hoje!

Infelizmente é assim, nem sempre as Adaptações ganham Pontos Positivos no nosso Conceito. Por isso também, disse que é Relativa essa opinião. Por que ao mesmo tempo que não agradou você, pode muito bem estar agradando á mim, entendem?! Ou não agradar uma gama de muitas pessoas, o suficiente para tornar o Filme/Série um fracasso total.
Ou acontecer o contrário, agradar uma gama muito maior de pessoas, inclusive a Crítica.

E hoje em dia, vemos cada vez mais os Livros ganharem suas Adaptações para as Telonas ou para a TV. Uma parte disse se deve ao fato de que foi/é um Livro de Sucesso, outra por causa da Coragem de Investir na Obra (esse aplica aos casos de Livros não tão famosos assim) e a outra parte se dá ao fato de terem atores conhecido/renomados ou aquele Super-Galã Revelação Além do Mar, que foram escalodos para o Cast.

Então vem a pergunta que não quer calar: "-Por que algumas Adaptações são tão diferentes dos Livro?-"

Essa também é uma resposta muito Relativa, vários fatos podem acarretar isso ou apenas um, também...

Geralmente quando isso acontece se dá ao fato de mudarem algumas coisas em relação Livro-Filme. Por exemplo, a ausência de alguns Personagem, ou teram cortado tal cena/parte do Livro...
Mas essas e algumas outras mudanças são até aceitáveis, por que como o nome diz é uma Adaptação, então o Roterista tem que reencrever toda a Trama de uma forma que ela se Adapte ao formato Filme/Série. Isso inclui retirar certas cenas que não acrescentaria nada novo ou expetacular á Trama (não faria falta, no bom Português mesmo hahaha), com certos Personagens é a mesma coisa.
Mas por que isso?
Por que o tempo é Pré-determinado, ou seja, se forem fazer uma Adaptação que siga á risca o Livro, quanto tempo de duração não teria Senhor dos Anéis e A Sociedade do Anel (isso que da Trilogia, esse é o mais curto...)?!
Além de se tornar um Filme muito longo, seria cansativo também, desistiriamos na metade de olhar e isso não seria muito bom para a Empresa responsável ($).
Por isso disse que mudanças assim são aceitáveis.

Antes de mais nada, quero deixar claro que eu não estou defendendo o lado das Adaptações, apenas expôndo o Ponto de Vista deles, Okay?!

Mas o fato que causa tanta divergência entre os dois lados é quando em uma Adaptação eles mudam as Características ou Personalidade de algum Personagem Importante para a Trama. Isso sim, é de deixar os fãs Decepcionados.
Esta parte, eu realmente não entendo, não sei por que isso acontece. É como se o roterista não tivesse lido o Livro, algo assim...


Atualmente o maior exemplo disso é THE VAMPIRE DIARIES. Por as Características dos Personagens da Série são praticamente o oposto dos do Livro.
Exemplo: No Livro a Elena é Loira, na Série ela é Morena.
Sem mencionar a troca dos Sobrenomes e alguns traços de Personalidade, também...


Apesar disso, eu gosto! hahaha














Outra coisa que deixa alguns fãs Pê da Vida é a escolha de algum(a) ator(atris) que não consegue se "Conectar" com a Personag
ens que lhe foi escalado. Se isso acontece é mais que provável que não nos agrade.
Um exemplo disso é a Kristen Stewart como Bella Swan.
Quando assisti á Crepúsculo e a vi atuando, não consegui ver realmente a Bella que conheci quando li os Livros.
Isso é a minha Opinião!
Mas em contra-partida, a maioria gostou.

O Fato é: O Livro sempre vai ser melhor que o Filme! E sempre vão ser Diferentes!
Até hoje não conheci ninguém que tema dito o contrário.

Esse foram apenas exemplos de Livros/Filmes/Séries mais conhecidos.
Mas além dessas Adaptações de Livros conhecidos, existem aqueles que tiveram um lance de Coragem por parte de alguma Empresa Cinematográfica e ganharam uma Adaptação.
Como é o Caso de As Crônicas de Spiderwock, Coração de Tinta (falei deles no Post LITERATURA FANTÁSTICA), Sangue e Chocolate, Imortal, Penelope, entre outros.
Apesar de alguns desses que mencionei serem conhecidos os Livros, suas Adaptações não são tão conhecidas ou acolhidas pela Crítica.
Mas isso se deve ao fato de terem pouco Marketing, acredito eu. Por que são ótimos filmes!









Isso acontece no Cinema além Hollywood, como é o exemplo da Trilogia Millennium do escritor Sueco Stieg Larsson, que apesar de ter tido uma boa Crítica em relação aos Livros, parece que suas Adaptações não foram tão comentadas assim, prova disso é que só esse ano veio para cá o Primeiro Filme, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, sendo que teve seu Ano de Lançamento em 2009.
E essa é uma Adaptação que ganhou Pontos Positivos no meu Conceito, por que foi muito bem feito e construido.




Agora, uma coisa boa que tiramos disso tudo, independente se a Adaptação em questão é Boa ou Ruim (se você gostou ou não), é a quantidade cresecente de Livros no gênero daquela Adaptação que foi o Maior Sucesso de Bilheteria.
Alguns já faziam um certo sucesso, Internacionalmente falando.
Outros são Investimentos novos.
Por isso que saimos ganhando, de um lado, ou de outro! hahaha

Mas nada melhor que uma Boa Leitura na Cama, não é?!


É isso no Post de hoje!
Espero que tenham Curtido!

O que acharam do Conto Trailer que fiz para Coração Vampiro?!

Até o próximo Post!

Bjus =***



2 comentários:

Deze Rezende disse...

Oi,
Muito bom o post, mas tenho que discordar, que algumas raras vezes a adaptação sai melhor que o livro.
Eu não li todos os livros da série, só o primeiro, mas True Blood por exemplo a primeira temporada é muito melhor que o livro, tem mais ação, e mais personagens interessantes.
Minha prima disse que Vampire Diaries é a mesma coisa, a série é melhor do que o livro, mas isso eu já não posso opinar muito porque ainda não li os livros.
Eu não gosto quando eles mudam muito as personalidades dos personagens, ou descaracterizam demais, por exemplo Rainha dos Condenados eu achei muito mal adaptado, mas até que é um filme legal (pra que não leu o livro).
Mas entendo que algumas coisas são necessárias serem mudadas nas adaptções pra dar mais andamento pro filme.
Beijos

Bianca Luna disse...

Oiii

Obrigada!

É realmente, como você falou, existe sim algumas excessões em que a Adaptação fica melhor.
E sua prima tem razão, em relação á The Vampire Diaries, eu estou acompanhando a Série e Lendo e essa é uma das excessões.

E a descaracterização de Personagens é o cumulo, mesmo!

Bjus =***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...